Dúvidas Frequentes


 

 
1) O que devo fazer para realizar a minha inscrição no Exame Online?
As inscrições são feitas online pelo próprio candidato na página da Seduc no link do Exame Online, que segue abaixo. Nesta mesma página podem ser encontradas todas as orientações necessárias. No 1° passo consta o Edital, no 2°, um manual ao candidato e os 3º e 4º passos dizem respeito às inscrições (cadastro) e agendamento, bem como o questionário socioeconômico. 
 
 
 
2) Como posso corrigir informações erradas do cadastramento?
No dia do Exame, o candidato deve comunicar os dados preenchidos de forma errada ao técnico do Exame, que os corrigirá. 
O preenchimento equivocado de algum dado não prejudicará o agendamento das provas. 
 
 
3) Não uso mais aquele e-mail que fiz o cadastro e não lembro da senha, posso cadastrar um novo e-mail e recuperar a senha?
Sim e possível alterar o e-mail em seu cadastro e recuperar a sua senha, mas para que possamos auxiliá-lo(a), precisamos que nos envie o número do seu CPF por e-mail, a fim de que possamos consultar o Sistema e alterar o seu cadastro, ou então que entre diretamente em contato, conosco pelos telefones (65) 3613 2521 ou 6448 ou 6325. 
 
4) Fiz o cadastro nos anos anteriores e não lembro mais a minha senha e o login (e-mail) e por esta razão não consigo agendar as provas, o que devo fazer?
R:Para que possamos auxiliá-lo(a), precisamos que nos envie o número do seu CPF, a fim de realizarmos a consulta ao Sistema e, assim, alterarmos o seu cadastro. Ou então, que entre em contato direto conosco pelos telefones (65) 3613 2521 ou 6448 ou 6325. 
 
5) Não existem mais datas disponíveis para o agendamento das provas?
Devido ao fato dos candidatos agendarem as suas provas com muita antecedência e esquecerem as datas produzindo ausência, a Gerência de Organização de Exames Certificadores, desde o ano passado resolveu disponibilizar datas para o agendamento das provas apenas de dois em dois meses. Deste modo, alguns Cejas não tem mais vagas para estes dois primeiros meses. A partir do dia 15 de julho estaremos disponibilizando as vagas para os meses de agosto e setembro. Após o dia 15 de setembro estaremos disponibilizando as vagas para os meses de outubro e novembro e somente a partir de 15 de novembro estaremos disponibilizando vagas para o mês de dezembro.
Sugerimos para maiores esclarecimentos ligar diretamente para a Gerência pelos fones (65) 3613 2521 / 6447 / 6448 / 6325 ou, ainda 0800 647 6325. 
 
 
6) Não estou conseguindo responder o questionário socioeconômico, estou fazendo alguma coisa errada?
O questionário socioeconômico foi parametrizado para ser respondido no Internet Explorer. Caso prefira responder em outro navegador, como Chrome ou Mozilla, por exemplo, procure na página da seduc o banner do Exame Online, no quarto passo, há um orientativo em PDF, para impedir um popup e permitir a abertura do programa, para que o candidato possa respondê-lo em outro navegador. 
 
7) Como posso saber os conteúdos das provas que irei realizar? 
Os conteúdos para as provas podem ser obtidos na página da Seduc, no link específico do Exame Online, abaixo;
 
http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/exame/viewconteudo.aspx?14 
 
   
 
8) Tem alguma outra forma de comprovar o agendamento das minhas provas?
Não há problema se você não tiver impresso o comprovante do agendamento da prova, ele não é condição indispensável para realizar a prova. No entanto é bom ter a certeza de que o agendamento tenha sido realizado. Para confirmá-lo precisamos que você nos envie o nº do seu CPF para consultar o Sistema ou que entre em contato direto conosco pelos telefones da Gerência 65 3613 2521 ou 6325. 
   
 
 
9) Não encontro as disciplinas que estou devendo do antigo provão, como devo agendar as minhas provas?
Para adequar o Exame Online às Orientações Curriculares de Mato Grosso e Exames Nacionais existentes (ENEM e ENCCEJA), a partir deste ano, estamos realizando as provas do Online apenas por área de conhecimento. Verifique abaixo as disciplinas correspondentes as áreas de conhecimento existentes para saber que provas você precisa realizar:
Linguagens – Português, Ling. Estrangeira, Arte e Educação Física;
Matemática – Matemática;
Ciências Humanas - História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia.
 
 
 
10) Não consigo agendar as provas, pois não aparecem vagas disponíveis, as datas que tento marcá-las aparece a mensagem de que não é possível?
R:Nos anos anteriores disponibilizamos vagas com muita antecedência e várias pessoas esqueciam as datas, fato que gerou muita ausência. Atualmente só disponibilizamos vagas para provas do Exame nos meses de agosto e setembro. A partir do dia 15 de setembro estaremos lançando as vagas dos meses de outubro e novembro.
http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/exame/home.aspx   
 
 
11) Não poderei realizar a prova no dia agendado, posso cancelar e fazer um novo agendamento?
Para poder realizar um novo agendamento antes dos 60 dias, conforme está previsto no Edital do Exame, é necessário que você cancele a prova antes da data marcada. Para isto, entre em contato com o técnico do Exame no Ceja onde você agendou sua prova e peça a ele que ele realize o cancelamento da prova no Sistema. Outro maneira de cancelar a prova é entrar em contato direto com a Gerência de Organização de Exames Certificadores pelos telefones 65 3613 2521 ou 0800 647 6325. Caso contrário, você só poderá agendar a mesma prova depois de 60 dias, de acordo com o que está previsto no Edital do Exame.  
 
12) Não estou conseguindo visualizar as provas que agendei, como faço isso?
 
Basta só você entrar no agendar a prova e trocar o calendário, por exemplo, o calendário da esquerda está no dia 08/07/2014 e o calendário da direita está 15/07/2014, altere o calendário do lado direito para 31/12/2014 e clique no botão, “consultar”. Com isso, vai aparecer todos seus agendamentos referentes a este período.
 
 
13) Se eu digitei informações erradas no pré-cadastro o que deve fazer?
R.: Cancele o pré-cadastro e faça outro novo.

14) Digitei uma conta de e-mail que é inválida no pré-cadastro o que posso fazer para corrigir?
R.: Você pode refazer o pré-cadastro como uma nova conta de e-mail.

15) Eu insiro meu e-mail com letra minúscula, mas automaticamente o sistema altera para maiúscula e agora? O sistema não vai reconhecer meu e-mail?
R.: O e-mail será reconhecido independentemente de estar em letras maiúsculas ou não.

16) Digitei corretamente o meu e-mail, mas não recebi o validador para o cadastro. E agora?
R.: Existem duas possibilidades a serem consideradas: a primeira é a de verificar se o administrador de sua conta de e-mail não encaminhou a mensagem para a caixa de lixeira. Em caso de não recebimento, de fato, você pode fazer um pré-cadastro novamente ratificando o e-mail.

17) Como faço a ativação do meu pré-cadastro?
R.: Após receber as informações para validar o e-mail você deve clicar no ícone central da página ATIVAR CADASTRO. Na seqüência, você irá receber uma mensagem de confirmação. Automaticamente o sistema irá te direcionar para o Portal do Exame Supletivo.

18) Eu posso digitar os horários para fazer o meu agendamento de provas?
R.: Não. Já que o sistema realiza a filtragem das datas e horários para agendamento, conforme a disponibilidade de vagas em cada um dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

19) Já efetivei o meu cadastro, ativei minha conta, mas não consigo fazer o agendamento porque a data em que desejo aparece no sistema, mas o horário para a prova não é disponibilizado, o que acontece?
R.: O sistema vai ofertar somente as datas que ainda estão disponíveis para a realização das provas. Entretanto, o candidato deve verificar quais os períodos (matutino, vespertino ou noturno) em que ainda há possibilidade de realização de provas naquele dia. Outra hipótese é a do candidato escolher nova data, verificando a disponibilidade de horários para a realização do Exame.

20)  Constatei depois de validar meu cadastro que existem informações erradas no meu protocolo. Dessa forma eu não poderei fazer a prova?
R.: Conforme previsto em Edital, publicado no site da Secretaria Estadual de Educação, caso haja qualquer erro no protocolo o candidato deverá, no dia agendado da prova, solicitar ao Técnico Administrativo Educacional (TAE) as necessárias correções, desde que não haja a troca de disciplinas e/ou áreas de modalidade. O erro não o impedirá de realizar o exame.


Data de Inclusão
29/03/11 18:19
Data de Modificação
06/03/15 16:32

ATENÇÃO
Exame Supletivo
AGORA O ANO INTEIRO
Os atendimentos e esclarecimentos de dúvidas devem ser encaminhados a equipe de suporte técnico do sistema pelos telefones:
0800-65-1717
(65) 3613 – 6393
Dúvidas quanto á questões de âmbito pedagógico devem ser encaminhadas à Gerencia de Educação de Jovens e Adultos pelo telefone:
0800 - 6476325